A minha empresa tem a politica sabática… Show! e agora o que fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os termos “intervalo de carreira” e “período sabático” às vezes são utilizados de forma intercambiável. Ambos se relacionam com os períodos de tempo retirados da sua rotina normal para fazer algo completamente diferente. Então, vamos entender qual é a diferença?

 

O que é um período sabático?

 

Um sabático é um sistema mais formal. Uma “política sabática” pode existir dentro de uma empresa, pelo que os funcionários podem tomar um período de tempo acordado para realizar outros feitos, ou descansar.

As “vantagens” usuais do trabalho, como ser pago e suas contribuições extras, podem ser suspensas durante o período sabático.

No entanto, os funcionários ainda possuem a segurança de retornar ao seu trabalho. O período de tempo permitido depende da empresa e só pode ser acessível aos funcionários em um determinado nível na organização, como gerentes seniores ou funcionários de tempo integral!

Esta é a opção para aqueles que podem estar planejando retornar ao mesmo trabalho ou área profissional. O período sabático é uma maneira útil de tirar tempo do seu trabalho para reavaliar a direção da sua carreira, e como você gostaria que ele progredisse quando você retornar.

Você pode tirar um período sabático de seis meses em seu trabalho independente da área, se você tiver essa liberdade. Algumas pessoas se qualificam para o período sabático por trabalharem na mesma empresa há mais de 10 anos.

Durante seu tempo de folga, você pode escolher realizar uma longa viajem. E mesmo assim ao final, você pode retornar para o seu antigo cargo sem problema nenhum, desde que a empresa apesente uma politica sabática.

As atitudes dos empregadores estão mudando à medida que estão percebendo que, para reter bons funcionários, eles podem ter que liberá-los por certo período de tempo.

A organização pode se beneficiar de um funcionário que retorna com novas habilidades, como um novo idioma ou uma qualificação profissional. Além disso, o empregado provavelmente terá uma atitude renovada e atualizada para o trabalho.

 

O que eu preciso fazer para conseguir um período sabático?

 

Passo 1:

Descubra se sua empresa oferece uma política de período sabático e, em caso afirmativo, a duração máxima.

Existem alguns formulários que você deve preencher? Quem você precisa informar? Quais os benefícios que serão suspensos durante o período? O que seria continuado?

 

Passo 2:

Esteja preparado! Antes de conhecer o seu gerente, arme-se com informações sobre como pretende aproveitar seu tempo, quanto tempo você vai ficar longe, o que você planeja fazer e como sua carga horária de trabalho pode ser gerenciada enquanto você está ausente.

 

Passo 3:

Organize uma reunião com seu gerente para discutir seu período sabático. Pense em perguntas que provavelmente serão feitas, escreva-as e tenha as respostas prontas. Você pode ter que negociar o momento do seu intervalo, devido à natureza do seu papel ou ao setor em que trabalha.

Pode haver um tempo mais “natural” para se afastar da organização, o que causará uma interrupção mínima para você e sua equipe.

 

Diga a seu gerente os benefícios de fazer uma pausa e como isso afetará a organização de forma positiva!

 

Passo 4:

Uma vez que o seu período sabático é acordado, complete a documentação necessária e as entregue. Certifique-se de ter todas as datas confirmadas e tenha certeza sobre quais benefícios são suspensos e o que continuará funcionando.

 

Passo 5:

Organize sua festa de despedida e comece a comemorar!

 

Período sabático: Conclusão

 

Se você decidir tirar uma pausa na carreira e sua empresa não tem uma política sabática, talvez seja necessário demitir-se para fazê-lo. Ao renunciar ao seu trabalho, você tem a liberdade de fazer uma pausa na carreira pelo tempo que quiser, porque você não está vinculado à organização.

Você pode usar disso como uma oportunidade para trabalhar em sua mudança de carreira sem ter a sensação de ter que retornar ao seu antigo emprego depois de alguns meses.

Esta estratégia funcionou para muitos profissionais que tiraram uma pausa e voltaram com grande crescimento depois, ou mudaram de ramo, e obtiveram sucesso!

Muitas vezes, os trocadores de carreira deixam um emprego regular para criar seus próprios negócios, percorrer ou treinar em uma área diferente.

Se isso não é para você, com certeza o sabático vai ser a melhor opção, mesmo que a empresa não possua essa politica, você pode tentar convence-los. Mostre resultados e exemplos. Um empregador que realmente se importe com seus profissionais e com crescimento,  tomará a decisão certa!

Curtiu nosso post? Então deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *