Pausa Estratégica na Carreira

Tempo de leitura: 3 minutos

Já há um bom tempo escuta-se dizer sobre uma pausa estratégica na carreira. Mas, o que realmente isso quer dizer, e mais, para que serve essa pausa estratégica? É mesmo benéfica ou não?

Muitos ainda têm várias dúvidas sobre o assunto, que agora, neste post, vou tentar esclarecer.

Entendendo o que é a pausa estratégica na carreira

No decorrer da vida profissional, geralmente, nos deparamos com alguns questionamentos como, se estamos no caminho certo, e, principalmente, se é isso realmente que queremos continuar fazendo.

Essa pausa estratégica na carreira é essa interrupção temporária do trabalho devidamente planejada, tem o único objetivo de se conseguir, obter ou conquistar um algo a mais, como por exemplo, mais conhecimento.

Frequentemente, viagens e estudos encabeçam a lista para se definir por uma pausa estratégica. E quando falamos de carreira, a reflexão é o alvo. Serve para repensar a profissão, repensar o que te motiva e o que te move. No meu caso, foi o nascimento da minha filha.

E se você parar para analisar, tudo isso, o aumento de conhecimento, a viagem, a reflexão, o estudo, tudo está interligado. Mas é importante que fique bem claro que a pausa estratégica na carreira, seguida de viagem, nada tem a ver com férias. Se você não tiver essa percepção, sua pausa estratégica não lhe trará resultados, tampouco respostas para seus anseios e dúvidas.

Planejando seu período de reflexão

Ao tomar a decisão de fazer uma pausa estratégica na carreira, um bom planejamento se faz necessário. Você deve se atentar principalmente para os seguintes pontos:

  • Ter plena consciência do por que estar fazendo uma pausa;
  • Ter um objetivo bem definido;
  • Fazer um planejamento financeiro;
  • Aproveitar ao máximo a oportunidade;
  • Os benefícios de uma viagem

Sua pausa estratégica além de poder ser determinante para definir seu futuro, também pode servir como um período para relaxamento. Você pode aproveitar para conhecer novos lugares, o que é muito válido como crescimento cultural, e aproveitar para descansar um pouco.

Mais uma vez, a pausa estratégica nunca deve ser encarada como férias prolongadas. No começo você pode utilizar-se de um tempo para descansar, para repor as energias. Depois, a reflexão deve ser prioridade.

Mas o que eu posso fazer em uma pausa estratégica?

  • Aprender um novo idioma
  • Cursos de especialização
  • Ampliar a visão do mundo
  • Cuidar da saúde e da família
  • Ter contato com diferentes etnias e lugares
  • Estudar outra área

E o que eu ganho com isso?

Posso dizer que são muitos. Através dessa pausa estratégica você fará um levantamento da sua carreira e ver se realmente é essa área que o motiva, e que o deixa realizado profissionalmente. Terá a oportunidade de analisar, e optar, se será um funcionário ou um empreendedor. Terá certeza da sua escolha profissional, se foi boa ou ruim, e alinhar daí em diante.

Apesar dos riscos, essa pausa estratégica já é incentivada por várias empresas, pois os funcionários voltam mais motivados e focados. O aumento da produção é visível, e, às vezes, até espantoso. Vou fazer um outro post onde listarei as empresas que tem programa de licença sabática, pela minha pesquisa varias delas são multinacionais. Mas vou lutar para levar essa informação para empresas do Brasil e mostrar os benefícios dessa pausa para o seu funcionário. Tanto a empresa quanto o profissional saem ganhando futuramente.

Resumindo…

Embora também sirva para um ócio criativo, a pausa estratégica na carreira serve como um período de renovação, extremamente útil e esclarecedor para o profissional. Para que ele possa reavaliar os seus ideais, valores, motivações e suas aspirações para o seu futuro.

 

***

Gostou do artigo? deixe seu comentário sobre o assunto. Aproveite, e também faça sugestões para novos posts.

Ah… estava me esquecendo! Lembre-se de cadastrar e seguir-nos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *