Definição de Sabático

Tempo de leitura: 4 minutos

Tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas interessadas em buscar um período sabático. Ao mesmo tempo, porém, muitas pessoas não sabem exatamente no que consiste essa opção de vida. E você? Sabe qual a definição de um período sabático?
Se não sabe e pensa em uma pausa estratégica na sua carreira, a sugestão é que leia até o final. Ao terminar certamente já terá claro como funcionam os tempos sabáticos e terá mais propriedade para organizar, quem sabe, o seu próprio.

Vamos lá!

O que é um período sabático?

Um período sabático é o nome que se dá a uma pausa estratégica na vida profissional e pessoal. O nome se origina da palavra “sabá” que vem do conceito judaico sobre o intervalo entre a sexta-feira e o sábado. O seu significado para eles é de “parar”.

O sabático, claro, não é simplesmente uma parada. Há uma finalidade nessa pausa que, ao menos geralmente, é feita com um objetivo específico de retomada e reavaliação.

Se você fizer uma pesquisa rápida entre amigos pedindo a definição de um período sabático escutará muito sobre “tempo sem trabalhar” ou “viajar”. A verdade é que essa é a imagem que o brasileiro tem sobre uma pausa estratégica, mas trata-se muito mais do que isso.

A maior parte das pessoas que procuram por esse momento vivem momentos de infelicidade ou estresse. A real busca inicial costuma ser por uma fuga da realidade, contudo muitas vezes o indivíduo se depara justamente na situação contrária: um contato mais próximo consigo mesmo.

Um período sabático é, portanto, um momento da vida em que você irá parar de fazer tudo que participa da sua vida para olhar para si. Esqueça trabalho e outros compromissos profissionais. Para uma pausa estratégica de sucesso você não deve ter qualquer preocupação que não seja olhar para si.

Período sabático é sinônimo de férias?

Não, de maneira alguma. Se você tem essa relação na cabeça mude por completo. O sabático não tem rigorosamente nada a ver com férias a não ser pelo fato de que ambos podem ser desfrutados viajando. Os objetivos, porém, são completamente diferentes.

E tudo começa pelo período que não deve ser curto. Muitos profissionais aproveitam momentos de férias para tentar fazer sua pausa estratégia. O movimento é válido, claro, mas jamais pode ser considerado um período sabático.

Segundo minhas pesquisas, para se enquadrar na definição de sabático você deve ter em mente que o tempo de afastamento das suas atividades deve ser maior do que alguns dias. O ideal é que seja feito por pelo menos três meses, embora existam relatos de pessoas que tenham ficado até dois anos. Mas para mim, não tem certo nem errado, existe o adequando. Vai depender de você. Veja aqui quantos dias de férias você precisa

Apenas tenha em mente que o sabático não é turismo. Você pode sim aproveitar e conhecer novos lugares, explorar ambientes diferentes e aprender com outras culturas. A questão é que o seu foco em um sabático não será apenas esse, mas principalmente a análise do seu interior.

Como aproveitar do seu período sabático?

A pausa estratégica é essencial na vida de um profissional. É a hora que você pode parar e avaliar tudo que vem acontecendo na sua vida. Conhecer-se melhor é certamente um dos maiores benefícios de um período sabático. E para melhor aproveitamento dessa oportunidade você deve seguir alguns passos.

O primeiro deles será definir a razão do seu sabático. Você está infeliz no seu trabalho? Tem algo na sua vida pessoal incomodando? Está sentindo falta de motivação? Para cada uma dessas perguntas a busca por respostas será diferente.

O fator motivacional é muito importante. O que fazemos? Onde queremos chegar? Essas duas respostas precisam estar na ponta de língua de qualquer pessoa. Se você tem dúvidas sobre isso considere seriamente uma pausa estratégica para melhorar o seu autoconhecimento.

O destino não pode ignorar isso. Não busque apenas um lugar que você queira conhecer, mas sim um local que permita a maximização da sua autodescoberta. Situações que tirem da zona de conforto (como uma cultura completamente diferente ou lugar para trabalhos sociais) são excelentes.

O mais importante será ir ao sabático de mente aberta. Não fique amarrado com conceitos pessoais. Deixe o seu corpo vivenciar novas sensações e perceba como um sabático pode ser tudo que você precisava para melhorar a sua vida por completo.

Mas como faço? tenho filhos, marido, etc… Dae é assunto para outro post. 🙂

 

***

Deixe seu comentário, vou adorar ouvir sua história. Junte-se a nossa causa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *